História
As roupas durante a Revolução Frances passaram de ornamentadas para serem mais simples. Na primeira parte da Revolução durante os anos de 1970 foi um tempo de restrições; vestidos luxuosos com cores vivas poderia caracterizar uma pessoa como sendo rica e marcar a sua morte durante "O terror" de 1792. Depois disso, o estilo simples grego tomou conta com a instalação do diretório.
Significado
A simplificação nas roupas marcou uma mudança no papel da mulher na vida política e revolucionária. As vestimentas era uma marca de sua classe social e de suas crenças. E nessa época de enorme pobreza, as classes mais pobres se rebelavam contra os da elite, em busca de igualdade e redistribuição da riqueza na sociedade, o que favoreceu a busca por um visual mais limpo e confortável para o dia a dia.
Características
As roupas das madames era feitos de algodão e linho. Muitos vestidos eram puros. Durante o Terror muitos passaram a preferir roupas escuras com cores apagadas. As mulheres passaram a usar roupas sem o espartilho. O cabelo era mais natural, usado em cachos. Os cosméticos de beleza passaram a ser mal vistos. A mado masculina foi inspirada pelo estilo militar. Abandonaram os calções justos para usar calças. As cores foram se tornando mais escuras. O cabelo passou a ser usado mais naturalmente e as perucas saíram de moda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário